Quem é A’dam?

m

Quem é A’dam?

Mudanças: às vezes bem vindas, outras nem tanto. Nesse caso e em outros todos casos da minha vida, sempre muito bem recebidas e celebradas. Normalmente essa celebração vem sempre com um prévio (às vezes beeeeeeeeeem prévio mesmo) estudo das próximas locações desse filme chamado vida! Foi assim em todas as vezes e não seria diferente nesta. Bom, chega de “léro léro” e vamos ao ponto.

A grande maioria das pessoas conhece Amsterdam do ponto turístico: drogas, sexo e liberdade em uma só cidade. Essa é realmente a imagem que o turismo vende, não se pode negar. Mas a verdadeira Amsterdam, como todos deveriam conhecer, vai muito mais além do que o pano teatral e turístico que é vendido em todo o mundo.

Amsterdam é uma cidade da Holanda com 833.989 habitantes (nov. 2015) e foi construída a partir do aterramento de uma área alagada pelo rio Amstel. A cidade fica 2 metros abaixo do nível do mar e tem seus canais banhados pelo rio Amstel, que originou o nome da cidade. Amsterdam também é conhecida como a Veneza dos Países Baixos.

Mas, como popularmente os nativos a chamam?

Se fizermos uma rápida pesquisa encontraremos notas breves e muito singelas sobre os apelidos da “diferentona” Amsterdam. Por isso é interessante que saibamos dos 3 principais apelidos desta cidade.

mokum
Uma palavra que deriva do íidiche e que e utilizada pelos locais para denominar o espaço central da cidade, a parte antiga que ficava cercada pelas muralhas. O significado da palavra pode ser “lugar”, “cidade” ou “porto seguro”. Nada literal, mas que representa verdadeiramente o sentimento dos locais em relação a cidade.

adam

É como hoje, os locais e/ou os estrangeiros que aqui vivem, chamam a cidade. É uma abreviatura do nome que representa muito bem o lugar.

020

Este é o numero do código de área da cidade. Não é la tãããão especial (no meu e só no meu ponto de vista, deixemos claro :P). Mas mesmo assim, algumas pessoas ainda utilizam este apelido.

Por fim, aqui vamos chamar Amsterdam de A’dam. Por quê? Porque sim! 🙂

Ah!! Você deve estar se perguntando: Ela escreve o nome da cidade errado! Não é Amsterdam, é Amsterdã (dããããã). HAHAHAHAH Brincadeiras a parte, vamos entender essas diferentes formas de escrita para um mesmo lugar.

Cada país tem uma forma de escrita e fala e, se observamos o mapa mundi, em português do Brasil, teremos a escrita Amsterdã. Já em Portugal, temos Amesterdão e em outros tantos lugares do mundo Amsterdam. Então, quaisquer uma dessas formas de escrita ou fala, estão corretas! Não se preocupe se alguém lhe corrigir ou mesmo tentar mostrar que você falou ou escreveu errado. Quem possivelmente pode estar errado é a pessoa que agiu assim. Errado em não ler, estudar ou conhecer a diversidade a qual estamos envolvidos nesse planeta chamado terra!

 

Post a Comment

#FOLOW US ON INSTAGRAM