10 locais testados e aprovados para se estudar ou trabalhar no Porto
Foi unanimidade na enquete quando eu perguntei lá nos stories do Maracujá Roxo (ei, como assim tu não segue o Maracujá no instagram? Já clica aqui e resolve isso!): 10 entre 10 leitores querem saber cafés ou restaurantes para trabalhar fora de casa (alô alô galere do Home Office e estudantes de mestrado ou doutorado). Pedido de leitor do Maracujá é quase uma regra, então eu já vim logo providenciar essa listinha para você. Vem comigo! Ah, e já pega aquela xícara (chávena) de café também, fazend’favô?
O post não está em ordem de preferência
1. Rota do Chá
Reprodução: Rota do Chá
Queridos, não tinha como não começar já com estilo, amor e tudo de bom (juro que vi glitters saindo dessa frase). Esse é definitivamente um dos meus lugares favoritos do Porto inteiro. Eu sempre me sinto em um filme muito bem feito e alternativo toda vida que vou lá. Fico imaginando os takes. Cada ambiente da Rota do Chá parece único e todos eles, juntos, formam o jeito especial dele. A minha dica é que você aproveite que ainda está sol para ir conhecer o jardim deles que é puro amor <3 Ok, ok, mesmo se estiver chovendo, não é ruim ficar lá dentro da casa e você sempre tem chá para te esquentar, né nom?
Passemos ao que interessa: a internet lá na Rota do Chá é ótima; raramente a equipe vem te incomodar ou se sentem incomodados com a sua presença lá durante seguidas horas; as mesas têm dimensões boas para colocar um computador e, dependendo do tamanho dele, colocar um caderninho do lado; existem tomadas nos cômodos; não é tão frio; você pode pagar o que consumir também com Multibanco.
2. Porto dos Gatos
Eu sou a pessoa mais suspeita para falar sobre o Porto dos Gatos, né? É um dos meus lugares favoritos do Porto FÁCIL. As meninas são extremamente atenciosas, a cada dia fazem comidas mais gostosas e você ainda tem gatos. Tipo… Só reflita. Tem post aqui no blog sobre o Porto dos Gatos e eu dei uma atualizada boa nele, inclusive com os novos horários de funcionamento 🙂
Veredito: a internet no Porto dos Gatos é ótima! Elas estavam com um problema com o quadro de energia, o que fazia com que a luz e consequentemente a internet caísse, mas acho que já foi solucionado, então risca isso da lista. As mesas da parte de dentro são bem tranquilas para trabalhar e normalmente perto delas há pelo menos uma tomada, então é bem tranquilo. As meninas são bem tranquilas e não ficam incomodando enquanto você está trabalhando. O pagamento do que você consumir pode ser feito no Multibanco acima de 5€.
3. Casa da Música
A região da Casa da Música é ótima e esse local maravilhoso conta com metrô que para ali perto já, então é um dos melhores lugares para estudar, ainda que, na minha opinião, caso bata uma fominha, eu não encontrava para comer. Acho o valor ali do café um pouquinho elevado. Mas, ali perto tem um LIDL, então você pode passar lá antes e comprar algo ou, melhor opção: leve o seu lanchinho! 🙂
Reprodução: Flickriver
O que eu acho: a Casa da Música é uma ótima opção gratuita e que não exige nenhum tipo de consumo para que você fique por lá. As mesas são grandes, a internet é bem boa e estável e há muitas tomadas. Um ponto meio negativo é que naquela área costuma ter muitos ciganos que ouvem suas músicas e vídeos, por vezes fazem vídeo chamadas ou afins em alto e bom tom, sabe? Então, se isso te incomoda, não esqueça dos fones. Isso é indispensável! Para além disso e não sei até que ponto isso pode ser um ponto de vista preconceituoso meu ou se realmente faz qualquer tipo de sentido, mas, dependendo da figura que ronda lá eu não me sinto muito segura, mesmo que hajam seguranças da casa da música por lá. De qualquer forma, nunca soube de nenhum incidente e inclusive já cuidei de um celular de um deles que estava carregando enquanto ele foi ao banheiro.
4. Biblioteca Almeida Garrett
Mais conhecida como “a biblioteca do Palácio de Cristal”, a Almeida Garrett é uma das melhores bibliotecas do Porto, na minha humilde opinião. Pública e com um acervo enorme, é possível passar horas lá dentro, tendo acesso a tudo o que é de conteúdo que você imaginar. Até audiovisual eles têm, fica no subsolo!
Para estudar/trabalhar, o veredito: existem várias tomadas em todos os cantos, é realmente um lugar que oferece uma ótima estrutura, com banheiros, espaços, livros e revistas em condições. Inclusive quando chove e fica aquele frio insuportável, lá é um dos melhores locais. A internet é bem boa e, se você tiver fome, como em qualquer boa biblioteca, só pode comer do lado de fora ou no café que tem por lá. Então, leva também a sua comidinha que é sucesso – depender de um café dentro de um jardim inteiro com poucas opções, não é legal. Lado “ruim”: acesso apenas a pé ou por autocarros. Lado bom do lado “ruim”? Tem muitos que passam por lá (a frequência é grande).
Reprodução: JPN
Um grande adendo: as bibliotecas da FLUP e FBAUP (que foram as que mais tive contato com), são realmente muito boas para estudar ou trabalhar também. A da FLUP então, nem se fala. É um orgulhinho! A internet é excelente (todas as internets das faculdades aqui possuem o mesmo usuário e senha – e são muito boas… eu lembro que usava a internet da FBAUP para baixar filmes/seriados quando estava à toa, porque ela era MUITO veloz, re re), tem muuuuuuita coisa, muitos andares com mesas, tomadas e livros em todos e, para além disso tudo, você fica quentinho(a) no inverno. Lá é bastante tranquilo e quem for de outra faculdade da UP pode pegar livros e levar para casa. O limite é inferior ao de quem é da FLUP e também você só pode renovar por pouco tempo – mas tem algumas coisinhas que pode fazer, daí é melhor se informar na Faculdade mesmo. Se bater uma fome, o campus ainda conta com cantina e lanchonete para você comprar algo para comer. Recomendo demais!
5. Alambique (FECHOU)
Passei uma boa parte do início da minha dissertação de mestrado indo ao Alambique, o Luis chega não aguentava mais ver a minha cara. Por sinal, também temos um post sobre o Alambique aqui. A comida é uma delícia, a internet por lá é super boa e estável, há muitos livros para folhear, o ambiente é rodeado de arte e ilustração – das quais algumas você até pode comprar para casa – e você ainda pode se esquentar com chazinhos e bons cafés, caso vá no inverno. Eu digo isso, meu povo, porque o inverno me marcou, tá? Então, é necessário que você encontre lugares confortáveis para trabalhar nesse período, porque ele vai chegar e ninguém merece trabalhar sentindo frio. O pagamento do que você consumir pode ser feito com Multibanco 🙂
6. Duas de Letra
Reprodução: Duas de Letra
Esse lugar é tipo a minha segunda casa, sabe? A comidinha é super gostosa e em conta, o ambiente é calmo e com uma música agradável – mas, caso no dia que você for não esteja, fala com a equipe que eles mudam ou abaixam o tom – e a internet é super boa e estável. Lá no Duas de Letra existem várias tomadas próximo às mesas e o tamanho delas é bastante confortável para se trabalhar. Para o calor, experimente as limonadas que são deliciosas. Para o frio, indico fortemente os chás. A única coisa ruim, para mim, é que o pagamento só pode ser feito em dinheiro, então programe-se para levar uma graninha quando for para lá!
7. Manifesto
Este é um dos locais mais distantes dentre todos os da lista. A localização? Matosinhos, especificamente o Mercado Municipal de Matosinhos. É possível chegar lá por ônibus (autocarro) ou metrô. O Manifesto é um local principalmente voltado para quem é da área criativa e de criação de conteúdos – se você é, garanto que vai pirar muito nesse espaço! Existem muitos livros e revistas de várias nacionalidades referentes à design, viagens, experiências de viagens com narrativas e perspectivas diferenciadas e muuuuito mais. Sério, só indo para saber. Se der aquela vontade, o café de lá é fantástico e existem alguns cookies para beliscar. Caso queira alguma coisa um pouco mais elaborada, ao redor há alguns restaurantes e opções 🙂 Há bastante tomada por lá e a internet é bem boa e estável, só que o banco é super alto e não há encosto, então se você espera estudar lá por muito tempo, já aviso que pode ser meio incômodo. Aceitam Multibanco.
8. Café Progresso
Reprodução: Evasões
Eita, mas um lugar de cafés e brunchs para estudar, é isso mesmo, produção? Sim, é isso! O Café Progresso possui uma excelente internet, algumas tomadas espalhadas pela suas áreas (são dois pisos), mesas com tamanho bom e espaços que são mais descontraídos para reuniões. But first, coffee. Os cafés de lá são muito sucesso e eles não têm a fama que têm a toa, né nom. Junte a sua chávena de café (eike portuguesa ela) ao computador – tomando os devidos cuidados para evitar tragédias – e pronto. Lá eles aceitam multibanco, o valor é ok, mas aconselho mesclar com outros lugares, se você gostar da sua conta bancária mais do que café. Caso contrário, você tá num caminho certo.
Já estudei ali no Café Moustache, mais ou menos naquela região também. Para além do consumo – também não achei o valor muito ok para ser algo diário, mas é ok para variar a rotina -, você encontra sim várias mesas, eles têm dois pisos e a internet é bem boa. Se você vai trabalhar nas mesas, tente principalmente não sentar no lado dos sofás, porque as mesas acabam ficando bastante altas se comparadas com ele para quem vai ficar trabalhando no PC (alô alô fisioterapeutas, me agradeçam pela diquinha postural!).
9. Pólo Zero
Reprodução: VerPortugal
SEMPRE quando eu vou ao Pólo Zero está tudo tão lotado que eu normalmente desisto. Essa é a verdade. Mas conheço muita gente que já foi estudar bastante vezes lá e garante que é um sucesso. Localizado ali embaixo do Jardim das Oliveiras, pertinho da Torre dos Clérigos, o Pólo Zero é um espaço predominantemente universitário, em que existem mesas de estudo, internet, e uma estrutura considerável para que você estude/trabalhe. Tudo foi pensado para isso: há os ambientes mais formais; as partes com bancos e pufes mais descontraídos; as salas de grupo; as mesas compartilhadas. O melhor de tudo? É gratuito, não requer registro nem nada do gênero. Apenas vai, pega um espaço numa mesinha pega a wi-fi lá e “sê feliz” como se diz por aqui.
10. Maus hábitos
Reprodução: The Fork
De manhã, de tarde ou de noite, esse lugar é um fervo! Como assim? O Maus Hábitos tem mil e uma funções, basicamente. Se você quer ir tomar brunch, há dias específicos para viver essa experiência. Se você deseja almoçar ou trabalhar durante a tarde, também há muitas mesas e opções de espaço. Você pode ficar dentro, sentar numa areazinha vip lá dentro (como eu chamo), pode ficar no lado externo tomando um solzinho na esplanada, sentar nos banquinhos dos corredores. Enfim, fica à vontade. Na área principal, há várias mesas com alturas e tamanhos bons para trabalhar, lá tem comidinhas muito gostosas também, ninguém te enche o saco, a música é bem agradável e a internet costuma ser muito boa. Afinal, já percebemos que internet não é um problema aqui em Portugal, né mores? Normalmente, é Deus no céu, essa wi-fi portuguesa na terra. haha Minha dica: apenas vá.
Dica extra: Embaixada do Porto
Tá aí que essa é a dica de ouro para quem chegou até aqui: TA DÃÃÃÃ! Sim, a Embaixada do Porto abre durante a tarde para que você trabalhe (haha)! Ainda que não tenha muitas tomadas, sem grandes opções para comidinhas e o pagamento seja feito em dinheiro, é um lugar em que a música é muuuuito legal, normalmente está bem vazio e a internet é bem boa. Então, se você é do #TeamIntrovertido&Antissocial, provavelmente esse lugar é perfeito para você. E outra, né, mores, nessa região é cheio de canto com comidinhas baratas e tudo. Nunca fiz o teste para saber se não pode comer lá dentro, mas enfim, se organiza direitinho, porque se organizar direitinho, todo mundo… estuda e não passa fome haha 😉
E aí, você conhece mais locais que são legais para atuar o seu lado workaholic? Eu sei que tem vários outros, mas, para já, quis selecionar estes 10. Mas olha, se você for me ajudar com mais locais, tem que dizer lugares legais meeeesmo e não simplesmente cafés para trabalhar, que aí chegamos e não tem tomada, a mesa é um ovo e a cadeira é baixa demais.
Paola
A biblioteca da FEUP também é uma ótima opção para os alunos da UP. São 6 andares, com muitas tomadas disponíveis e uma internet ótima. 🙂
Camila Aldrighi
Boaaaaaaaaaa! Ai como eu tenho leitores maravilhosos! Fico toda boba! Obrigada pela dica desse lugar, flor! <3
Paola
A biblioteca da FEUP também é uma ótima opção para os alunos da UP. São 6 andares, com muitas tomadas disponíveis e uma internet ótima. 🙂
Camila Aldrighi
Boaaaaaaaaaa! Ai como eu tenho leitores maravilhosos! Fico toda boba! Obrigada pela dica desse lugar, flor! <3
Thalita
Camilaaaaaa, amora da minha vida!!!
Vc leu meus pensamentos!!! Comecei a semana cheia de gás, querendo colocar todoooos os milhões de textos em dia em uma mesa com café que não ficasse tão perto assim da minha linda e quentinha cama… pq né?! Daí vc vem com esse post maravilhoso e ainda elogia a nossa biblioteca xodó da Flup! 😍😍😍
Já passei pelo duas de letra e achei a comida incrível, o lugar super confortável e funcionários bem atenciosos!
Moro perto da Praça do Marquês e estou em busca de lugares para estudar por aqui tb… mas por enquanto nao encontrei nada muito confortável, com tomadas e quentinho…
Afinal, the winter is coming…
Sabemos como é puxado o frio aqui… re re!
Desculpa o comentário enorme! 😬
Beijos e abraços apertados!
🌟🌻
Camila Aldrighi
Hahaha êta coisa mar linda! Olha sóóó! Que beleza saber disso! Cara, não tem como não amar aquela belezinha da FLUP. Fico feliz também que tenha gostado do Duas de Letra, porque lá é ótimo mesmo, tanto para comer quanto para estudar, acredite! Realmente ali pela região do Marquês eu não estou pensando em nada de cabeça assim, mas com certeza deve haver algo. Simmmmmmmmmm, winter is coming e a gente nunca pode esquecer! Por isso é importante que, acima de tudo, os locais de estudo sejam QUENTINHOS! Senão a gente chega fica impaciente estudando/trabalhando. Não se preocupa não. Pode mandar comentários enormes e cheios de amor sempre! Beijo grande e abraço apertado em ti! Obrigada! <3
Thalita
Camilaaaaaa, amora da minha vida!!!
Vc leu meus pensamentos!!! Comecei a semana cheia de gás, querendo colocar todoooos os milhões de textos em dia em uma mesa com café que não ficasse tão perto assim da minha linda e quentinha cama… pq né?! Daí vc vem com esse post maravilhoso e ainda elogia a nossa biblioteca xodó da Flup! 😍😍😍
Já passei pelo duas de letra e achei a comida incrível, o lugar super confortável e funcionários bem atenciosos!
Moro perto da Praça do Marquês e estou em busca de lugares para estudar por aqui tb… mas por enquanto nao encontrei nada muito confortável, com tomadas e quentinho…
Afinal, the winter is coming…
Sabemos como é puxado o frio aqui… re re!
Desculpa o comentário enorme! 😬
Beijos e abraços apertados!
🌟🌻
Camila Aldrighi
Hahaha êta coisa mar linda! Olha sóóó! Que beleza saber disso! Cara, não tem como não amar aquela belezinha da FLUP. Fico feliz também que tenha gostado do Duas de Letra, porque lá é ótimo mesmo, tanto para comer quanto para estudar, acredite! Realmente ali pela região do Marquês eu não estou pensando em nada de cabeça assim, mas com certeza deve haver algo. Simmmmmmmmmm, winter is coming e a gente nunca pode esquecer! Por isso é importante que, acima de tudo, os locais de estudo sejam QUENTINHOS! Senão a gente chega fica impaciente estudando/trabalhando. Não se preocupa não. Pode mandar comentários enormes e cheios de amor sempre! Beijo grande e abraço apertado em ti! Obrigada! <3
Glauco
Eu adoro esse blog e adorei essas dicas! Eu sou da Flup e suspeito para falar, a biblioteca é msm maravilhosa. Acredito que os E-learnings da UP são boas opções tbm. Tenho frequentado o do jardim botânico, próximo a faculdade de ciências e tenho adorado. Além disso, lá você poder pegar tudo emprestado, desde de notebook e carregador de celular e luminárias até guarda-chuvas. Adoro o blog! Obg pela lista!
Camila Aldrighi
Ueba Glauco! Que bom que é saber disso! Obrigada por compartilhar os locais que você também frequenta, porque eu realmente não sabia dessa do Jardim Botânico! UAU! Muito legal saber! Obrigada por contribuir por aqui, viu? Beijinhos!
Glauco
Eu adoro esse blog e adorei essas dicas! Eu sou da Flup e suspeito para falar, a biblioteca é msm maravilhosa. Acredito que os E-learnings da UP são boas opções tbm. Tenho frequentado o do jardim botânico, próximo a faculdade de ciências e tenho adorado. Além disso, lá você poder pegar tudo emprestado, desde de notebook e carregador de celular e luminárias até guarda-chuvas. Adoro o blog! Obg pela lista!
Camila Aldrighi
Ueba Glauco! Que bom que é saber disso! Obrigada por compartilhar os locais que você também frequenta, porque eu realmente não sabia dessa do Jardim Botânico! UAU! Muito legal saber! Obrigada por contribuir por aqui, viu? Beijinhos!