Estágio em Portugal pelo IEFP

Estágio em Portugal pelo IEFP

Já ouviu falar em estágio profissional em Portugal pelo IEFP? Em Portugal, os estágios são divididos em profissionais (remunerado) e estágios curriculares (não remunerado). Normalmente, os estágios profissionais são realizados após a conclusão do curso. No meu caso, iniciei o estágio profissional após a conclusão do mestrado em Comunicação Social pela Universidade do Porto e aqui vou contar um pouco como foi esta experiência de estágio em Portugal.

O que são os estágios profissionais do IEFP?

Os estágios do Instituto de Educação e formação Profissional (IEFP), fazem parte de uma medida financiada pelo programa Portugal 2020 que visa encaminhar os jovens para o mercado de trabalho impulsionando as empresas a aumentarem as ofertas de primeiro emprego. 

De acordo com o Guia do Candidato, o estágio é direcionado para jovens entre 18 e 30 anos e tem duração de nove meses. O valor da bolsa é custeado entre governo e empresa contratante. Funciona assim: o governo paga um pouco mais da metade do ordenado (valor da bolsa) e a empresa arca com o restante. O valor da bolsa vai desde 719 euros (estudante de graduação), até 762 euros, para estudantes de doutorado, além do subsídio de alimentação. 

Após a conclusão, caso a empresa tenha interesse em contratar o estagiário, é oferecida à empresa uma premiação em dinheiro com o objetivo de estimular as  contratações.

Como conseguir uma vaga de estágio em Portugal?

no finalzinho do meu mestrado, iniciei a busca real oficial para entrar no mercado de trabalho dentro da minha área pois, até o momento, só havia trabalhado em shoppings e restaurantes. Já com o cartão cidadão em mãos, fiz a minha inscrição no centro de emprego perto da minha casa. O centro de emprego consiste basicamente em um espaço onde profissionais encaminham os candidatos a vagas específicas. Ou seja, estabelecem uma ligação mais direta entre empregador e candidato.

Pois bem, fiz a minha inscrição presencialmente, mas você pode fazer a inscrição pelo site IEFP Online. Confesso que não fazia ideia da existência do programa de estágio, mas agradeço aos profissionais que me orientaram em todo processo até conseguir a vaga. 

Olha a carinha do site, e o que você precisa fazer para se registrar:

Após fazer a inscrição na plataforma, basta pesquisar em Ofertas de Estágio. Caso tenha interesse em alguma vaga, basta clicar em candidatar-se. O seu perfil será exibido para a empresa e se acontecer o match, você será selecionado (a) para uma entrevista!

E aqui vai uma dica extra, se quiser ainda quer ter mais dicas sobre o mercado de trabalho português ou entender um pouco mais qual caminho seguir em sua carreira de sucesso em terras portuguesas, veja as dicas que demos neste post aqui.

O que você precisa para fazer a sua inscrição:

  • NISS e NIF válidos 
  • Inscrição no Centro de Emprego Ativa 
  • Situação regularizada com as finanças 
  • Ter entre 18 e 30 anos
  • Visto de residência válido 

person wearing red graduation dress

A minha experiência em um estágio em Portugal: 

Fui selecionada para uma vaga muito longe da minha casa, cerca de uma hora de metrô. Até aí tudo bem pois estava louca pra sair da vida de trabalhadora de balcão no shopping. Sou formada em jornalismo, com mestrado em Estudos de Mídia. No entanto, também sou designer gráfica, porque quem é jornalista sabe que é preciso ter uma segunda profissão se quiser ganhar algum dinheirinho.

A contratação foi bem simples, e em pouco tempo iniciei o meu estágio em uma Agência de Comunicação e Marketing. Durante o período de nove meses, pude sentir como é o ritmo de uma empresa portuguesa de Comunicação.

Em linhas gerais, achei a experiência válida. Mas destaco que essa facilidade oferecida pelo governo, no que diz respeito ao auxílio no pagamento do salário do estagiário, acaba por estimular uma rotatividade maior dos profissionais, pois em alguns casos (como no meu), a empresa acaba por encerrar um contrato de nove meses e volta a contratar outro estagiário por mais nove meses com o objetivo de reduzir os custos do profissional para a empresa. 

Então já sabe, né? Atenção na hora de buscar as vagas. E boa sorte nas entrevistas! 🙂 

1 Comment

  • Arthur
    1 de Agosto, 2020

    Ótimo artigo, me encontro nesta mesma situação, acabei de concluir o mestrado mas tenho uma questão sobre a inscrição no IEFP.
    Fiz minha inscrição e para validarem me telefonaram dizendo que por minha AR ser para estudante do ensino superior e constar que necessita de autorização do SEF para trabalhar estão alegando que não posso fazer a inscrição. Você passou por essa situação para se inscrever no IEFP?

Post a Comment

#FOLOW US ON INSTAGRAM