As 11 melhores praias no Porto e arredores
Você esperou, eu esperei, todos nós esperamos por ele. Isso mesmo, ele, o verão! Só quem morre de frio aqui no Porto sabe o quão precioso é cada momento de sol quentinho. Saudades de uma praia, né minha filha? Eu, como uma boa carioca, não dispenso uma! Nada melhor então do que esticar a canga na areia, ouvir o barulho do mar e se refrescar nesses dias mais quentes, para te ajudar, fizemos uma lista com as 11 melhores praias no Porto e arredores, para todo mundo ser feliz no verão!
Mas, primeiramente, como vocês estão? Espero que bem – depois desses tempos difíceis que estamos vivendo. Por aqui em Portugal nós já começamos o desconfinamento e, desde o dia 06 de junho, o Governo liberou as praias de todo o país. Mas claro que ainda temos que tomar cuidado, ok? Você pode clicar aqui para ler mais sobre as orientações do SNS (Serviço Nacional de Saúde) para o passeio à praia.
Agora chega de papo e vamos ao que interessa! Hoje o Maracujá Roxo vai te contar quais são as 11 melhores praias do Porto e arredores. Então pega o guarda-sol, o álcool em gel (indispensável agora, né gente?) e vem comigo!
1. Praia do Homem do Leme | Porto
Vamos abrir nossa lista com essa praia que fica logo ali na Foz. Quem mora aqui no Porto e nunca passou uma tarde por esses lados que atire a primeira pedra. Não sei vocês, mas eu não consigo ver nada sobre essa praia e não lembrar da música do Xutos & Pontapés. Agora deixo minha mais sincera dúvida os leitores tugas: a música tem a ver com a praia? Me conta nos comentários, por favor!
Como chegar: Saindo da Baixa do Porto, pode pegar o autocarro (ônibus) 200, 203 ou o 500
2. Praia do Carneiro | Porto
Seguindo nosso caminho, mas ainda na Foz, fica essa praia que conta com o Farolim do Molhe de Filgueiras. Ela tem esse nome por ser o local onde pastores se instalaram com seus rebanhos antigamente. Dizem que um carneiro que pastava próximo a praia se perdeu e que ele é o animal em cima do quiosque Chalé Suíço, ali no Passeio Alegre.
Como chegar: Saindo da Baixa do Porto, pode pegar o autocarro 200 ou 202.
3. Praia dos Ingleses | Porto
O nome dessa praia é antigo! Veio lá do século XIX por ser extremamente frequentada na época por ingleses (ora ora parece que temos um Xeroque Rolmes por aqui). Graças a isso, a praia passou a ser frequentada também pela burguesia portuense da época e continua na moda até hoje.
Como chegar: Saindo da Baixa do Porto, pode pegar o autocarro 200, 202 ou 203.
4. Praia de Matosinhos | Matosinhos
O melhor calçadão em qualquer época do ano, sim senhor! Vou te contar que essa é a minha favorita, seja pra sentar na areia comendo uma bola de berlim (tradição praiana por aqui) ou só uma caminhada de fim de semana mesmo.
Como chegar: Saindo da Baixa do Porto, pode pegar o autocarro 500, 502 ou o metro linha A (Senhor de Matosinhos), viajar até a estação Matosinhos Sul.
5. Praia de Leça da Palmeira | Matosinhos
Essa é outra das praias do Porto que eu AMO, com uma grande extensão de areia e a famigerada piscina das marés, que atualmente encontra-se fechada para obras. O pessoal que tem carro se dá bem e consegue ir da Baixa do Porto até essa praia em 20 minutos. Mas se você, assim como eu, faz parte do clube dos sem carro, teremos que nos virar com transporte público.
Como chegar: Autocarro 502 ou metrô linha A, ambos descendo na estação Mercado e uma caminhada de 20 minutos do outro lado da ponte. Já fiz esse trajeto algumas vezes e é bem tranquilo, ainda mais se você for batendo um papo com alguém enquanto caminha.
6. Praia do Senhor da Pedra | Vila Nova de Gaia
Essa praia não foi escolhida atoa como a capa do post. Você sabia que ela já foi eleita uma das praias mais bonitas da Europa? Chique, né? Essa tá na minha lista de passeios desde que me mudei para o Porto, mas confesso que ainda não consegui ir. Será que nesse verão finalmente vai rolar?
Como chegar: Pegue o Comboio na estação Campanhã com destino à Aveiro, desça na estação Miramar e caminhe por mais 10 minutos. Se optar por ir de carro fique atento, pois há cobrança de pedágio no trajeto.
7. Praia de Lavadores | Vila Nova de Gaia
Essa praia tem uma faixa de areia bem curta, que as vezes acaba sumindo com a maré. Então fique atento antes de decidir o passeio.
Como chegar: Autocarrro 902 saindo da Junta de Massarelo – ali pertinho da FLUP – ou carro
8. Praia da Madalena| Vila Nova de Gaia
Essa praia, além de linda, é indicada para práticas de surf. Algum leitor do Maracujá já se aventurou surfando por aqui?
Como chegar: Autocarrro 906 saindo da Trindade e viajando até a paragem Moinho Vento.
9. Praia da Aguda | Vila Nova de Gaia
Você quer praia em Gaia, bebê? Então toma mais essa aqui! Além de tudo, ela fica bem próxima da Praia do Senhor da Pedra. Quem sabe não dá para conhecer as duas no mesmo dia?
Como chegar: Pegue o Comboio na estação Campanhã com destino à Aveiro, desça na estação Aguda e caminhe por mais 5 minutos. Se optar por ir de carro fique atento, pois há cobrança de pedágio no trajeto.
10. Praia da Azurara | Vila do Conde
Outra praia ideal para os praticantes de surf e bodyboard. Essa fica um pouco mais longe, mas é tão linda quanto todas as outras.
Como chegar: Saindo da Baixa do Porto pegue o metro linha B (Povoa de Varzim), viaje até a estação Azurara e caminhe por mais 24 minutos.
11. Praia da Salgueira | Póvoa de Varzim
Quem aqui já se aventurou no final da linha B do metro? Se você nunca foi, tá perdendo tempo. Póvoa é um lugar tão charmoso e aconchegante! Com aquele ar de cidade de férias com praia urbana, sabe?
Como chegar: Saindo da Baixa do Porto pegue o metro linha B (Póvoa de Varzim), viaje até a estação Póvoa de Varzim (estação final) e caminhe por mais 20 minutos até a praia.
Ah, o verão! Nada como praia, sol e muito sorvete! Falando nisso, você já leu o post da Katryn sobre As 7 Melhores Sorveterias do Porto? Corre lá pra aproveitar ao máximo esses dias de calor.
Algumas observações finais sobre as praias do Porto para você fazer uma anotação mental e deixar seu passeio 10/10. As praias aqui ventam muito! Então você precisa de um para-vento. “Mas o que é isso?” você me pergunta. Bem, é uma espécie de cortina misturada com murinho, que faz com que o vento não te incomode tanto. “Ah, mas eu nem ligo muito pra vento não”. Pois é, eu também pensava isso, até cair areia do meu olho no meu primeiro rolê na praia. Então, vai por mim, o para-vento vai salvar sua vida (ou pelo menos vai fazer com que você não passe raiva durante o passeio).
Outra observação importante é que as águas das praias do Norte são MUITO geladas. Eu nunca consegui fazer mais do que colocar o pézinho no mar daqui. Vocês já conseguiram mergulhar aqui nas praias do Porto? Me conta aí nos comentários para eu poder te entregar o prêmio de leitor mais corajoso do Maracujá Roxo.
Minha terceira – e última – observação, na verdade é uma dica. Baixe o aplicativo Info Praia no seu celular para poder acompanhar todas as informações sobre lotação, condição do mar e até mapa para te guiar até o local certo. Além desse app, existe também um site que te dá acesso as câmeras das praias do país. Muito útil para essa época de distanciamento social, pois você pode conferir se a praia está vazia antes mesmo de sair de casa. Fixe, não é? Se quiser conferir, basta clicar aqui.
Marcos Aragão
Amo a praia do Senhor da Pedra, em Miragaia!! Pra mim uma das vistas mais bonitas de Portugal, parece que a capela a qualquer momento vai ser engolida pelo mar hahaha