Carro financiado e sem entrada: como comprar?

Carro financiado e sem entrada: como comprar?

Comprar carro em Portugal pode ser mais fácil do que você imaginava. Sabia que é possível comprar um carro financiado e sem precisar dar entrada?

Como comprar carro em Portugal

Se você está a procura de um carro para comprar, provavelmente já percebeu que os transportes públicos (com exceção do metro) em Portugal não são tão eficientes como gostaríamos. Há quem viva muito bem sem carro, mas dependendo da freguesia que você more, ter um carro para o fim de semana é uma questão de conforto (e sobrevivência no inverno ❄️). E falo isto por experiência de quem morou longe do metro em Lisboa e no Porto, então sei bem do que estou falando. Inclusive, tem post aqui no blog dando dicas sobre onde morar no Porto! 😉

Ao conhecer os portugueses, vai perceber que ter carro é tão comum como ter um casaco de inverno. Toda a gente tem! Mas não falo de carro do ano. Existem de todas as idades que você possa imaginar! É possível encontrar carros com placas de 10, 15, 20 anos e parecem funcionar muito bem, obrigada! haha

Depois de um tempo morando aqui no Porto, começamos a sentir a necessidade de ter um carro para nos locomover, principalmente no fim de semana, quando os autocarros (ônibus) diminuem consideravelmente a frequência que passam.

Por onde começar?

Nós focamos nossa procura principalmente na internet. Usamos muito o StandVirtual, Olx e o próprio Marketplace do Facebook para isso.

Para comprar um carro financiado, o ideal é procurar por concessionárias ao invés de ir diretamente ao proprietário. Isso porque eles agilizam o processo para você juntamente a financeira e traz mais segurança de que tudo relacionado ao carro está ok.

Pausa para uma curiosidade: enquanto no Brasil, a tendência é ter cada vez mais carros automáticos, em Portugal, a maioria dos carros é manual. Isso vai desde de um carro popular, até carros de luxo e 0km como Mercedes, BMW… Os portugueses gostam muito de sentir o carro e passar a marcha. Eu já acho que carro automático é vida e não quero outra coisa! Principalmente com essas ladeiras intermináveis do Porto! 😅

Quais documentos preciso para financiar meu carro?

Nós encontramos o nosso carro numa concessionária, o que torna o processo mais fácil. Vimos pessoalmente, gostamos e decidimos comprar. Os documentos que eles pediram foram:

  • Cartão de cidadão
  • Comprovativo de morada
  • Último IRS
  • Últimos 3 recibos de vencimento

A concessionária enviou para o banco aprovar o crédito. Assim que foi aprovado, fomos lá assinar os papéis. No nosso caso, buscamos o carro 1 semana depois. Isso porque a concessionária faria a inspeção e um “embelezamento” do carro (aquela make bonita pra esconder um arranhadinho, um cheirinho pra parecer novo e etc).

No nosso caso, fizemos a análise pensando no valor da parcela por mês sem dar entrada. Isso vai de cada caso e vale a pena você analisar o que realmente vale no seu orçamento.

Posso andar com o carro sem seguro?

O seguro é obrigatório e deve andar sempre com o selo no para-brisa. Ou seja, nessa semana que o carro ficou na concessionária sendo inspecionado, foi o tempo que tivemos para fazer cotação de seguro e fechar com alguma empresa.

Dependendo da empresa que contratar, eles dão opções de pagamento que podem ser: trimestral, semestral ou anual.

Se escolher trimestral ou semestral, a cada 3 ou 6 meses você receberá um correspondência em casa com o selo com a validade para aqueles meses.

Se eu quiser quitar o meu carro antes do fim do financiamento?

Você pode quitar o financiamento ou adiantar parcelas mas só após 1 ano de contrato. Isto garante que a financeira vá receber algum lucro desta transação. É o que chamam de proteção de crédito. Depois do 1° ano, você está livre para fazer do jeito que preferir (contanto que pague o mínimo do contrato, né mores).

Então, você é time #carromanual ou #carroautomático ? Tem alguma dúvida? Escreve aqui embaixo que a gente te responde!

Post a Comment

#FOLOW US ON INSTAGRAM