Correios de Portugal: como enviar encomenda pelo CTT
Está precisando enviar alguma documentação com urgência para o Brasil? Bateu a vontade de mandar um postal dizendo o quanto aquela pessoa é especial para você? Precisa enviar uma encomenda e está um pouco perdido(a) em relação a melhor forma de encaminhá-la para o Brasil? É bom lembrar que existem outras empresas que fazem também este trabalho de entrega de encomendas, mas o intuito deste post é falar sobre os CTT, o serviço de correio português. Então caaaaalma que neste post eu vou contar um pouquinho como ele funciona e qual forma de envio é a ideal para você.
Bastante parecido com os serviços prestados pelos correios no Brasil, os CTT (Correios, Telégrafos e Telefones) agora em 2020, celebram seus 500 anos de Correio em Portugal. Bem antigo, né? Sua origem é de 1520, tempo em que a monarquia ainda reinava em no país. Inclusive, foi o rei D. Manuel I quem criou o primeiro serviço de correio público no país. Uma curiosidade: o logo dos CTT remete a este tempo de D. Manuel I. O cavaleiro tocando a trombeta anuncia a chegada do correio no local da entrega, fazendo uma alusão ao tempo do rei, onde as encomendas eram entregues a pé, a cavalo ou carruagem.
Tipos de encomendas e Modalidades de entrega
Fora da União Europeia, as entregas internacionais se enquadram na modalidade de “entregas não urgentes” variando o valor de acordo com o peso e zona de destino. O Brasil encontra-se classificado na zona 3 dos correios de Portugal. Neste link você consegue descobrir os valores em escala de peso que a sua encomenda se encaixará melhor. Enviar uma encomenda para o Brasil pode custar a partir de 34,30 euros (até 1 kg).
Pacotes Postais
Esta modalidade de entrega é feita para envio de bens e documentos para o estrageiro desde que os objetos tenham até 2 kg e cumpram os requisitos obrigatórios das correspondências em termos de dimensões.
Para o envio de bens, há a possibilidade de mandar como: Correio Normal, Azul, Verde, Registrado, DMI e DMI Eco.
E você está se perguntando agora: “Nossa Clau, mas qual a diferença?”; então vamos lá!
- Correio Normal: Serviço mais econômico de envio das correspondências, peso máximo de 2Kg, prazo de até 7 dias úteis para a chegada.
- Azul: Serviços de correio mais rápido para enviar as encomendas, até 2Kg, chegada em até 5 dias úteis.
- Verde: Segundo o site, esta modalidade alia conveniência e sustentabilidade. Não é necessário pesar nem selar, basta escolher o formato mais adequado e está pronto o envio. Até 2Kg e 7 dias úteis de entrega.
- Registrado: Melhor maneira para mandar documentos ou objetos importantes ou valiosos. Peso de até 2Kg e até 5 dias úteis para chegar.
- DMI: Direct Mail, opção indicada quando se quer enviar mensagens físicas endereçadas a destinatários pré-selecionados. O Direct Mail Internacional é a modalidade que permite envios para destinos internacionais, de acordo com 3 zonas específicas: Espanha, Europa e Resto do Mundo.
- DMI Eco: A linha de serviço Eco atribui às campanhas uma dupla vantagem: a exibição do símbolo de Mérito Ecológico no mailing e o acesso a preços mais vantajosos, segundo os CTT.
Para enviar as encomendas que passem os 2Kg, existe as seguintes classificações:
- Encomendas: serviço de transporte de mercadorias, com ou sem valor comercial, até 30Kg. O peso e valores variam conforme falamos ali em cima, onde o Brasil se encaixa na Zona 3. Até 7 dias para a entrega.
- Correio Expresso: Serviço urgente de recolha, tratamento e distribuição de documentos e mercadorias. Até 30 Kg e 1 dia útil nas principais capitais do mundo.
É importante dizer que as encomendas internacionais, por questão de segurança, poderão ser abertas pelas autoridades alfandegárias para verificação do conteúdo durante a passagem pelo raio-x. Para que estes objetos possam ser abertos e seguir até o destino final, é necessário que o remetente autorize a sua abertura, caso contrário, os objetos poderão ser devolvidos ao remetente. Segurança em primeiro lugar, né mores? Nas Encomendas, esta autorização é sempre obrigatória e faz parte do impresso de aceitação. Este formulário já inclui a Declaração de Alfândega CN23, que você, leitor do Maracujá Roxo, já pode imprimir aqui e levar preenchido. Bom, né?
Onde encontrar os pontos do CTT
Os pontos do CTT estão espalhados por toda e cidade e certamente na sua freguesia há um posto pertinho da sua casa. Caso você nunca tenha reparado ou está com dificuldades em encontrar um, neste link você encontrará o mais próximo da sua casa ou trabalho e o horário de funcionamento. Existe também um aplicativo dos CTT onde você pode acompanhar a situação da entrega da encomenda, por onde ela anda, consultar códigos postais e até personalizar selos e postais.
Por falar em selos personalizados: para os fãs da saga Harry Potter, os CTT estão com a coleção de selos Wizarding World! Selos bonitões com os personagens da série inspirados na Invicta. Bora mandar um postal lindão da Lello com estes selos para aquela pessoa querida que é fã dos bruxinhos?
Já enviou uma encomenda pelo CTT? Conta pra gente como foi sua experiência e se ela chegou direitinho ao destino!