Serra da Estrela no Natal: quanto custa e o que visitar
Já pensou em passar um Natal diferente, tranquilo e com neve em Portugal? *leia com voz de locutor* Pois então este post é para você! A região da Serra da Estrela, que já falamos aqui no Maracujá, é uma das poucas de Portugal que neva e pode garantir um clima Natalino todo especial!
Como posso chegar na Serra da Estrela?
Para esta aventura natalina na Serra da Estrela, o melhor mesmo é alugar um carro para ficar mais à vontade. Você gastará em média 80€ + combustível, para 3 diárias.
Mas se não der para ir de carro, há alguns ônibus que levam até Covilhã (maior cidade perto da Serra), partindo do Porto. De lá você pode contratar um tour que te levará até o topo da Serra da Estrela, para você brincar na neve ao melhor estilo Frozen!
Para quem não conhece, a Serra da Estrela é uma região formada por várias cidadezinhas, então o primeiro desafio é escolher onde ficar!
Após muitas pesquisas, decidi ficar em Manteigas, bem dentro do Parque da Serra da Estrela, pois a oferta de hotéis por lá era mais em conta.
Pega o papel e caneta!
Reservei 4 dias para ficar no Alojamento Santa Clara, incluindo a véspera e o dia de Natal. Para quem estiver planejando em ir para lá nesta época, algumas dicas:
1. Pesquise e reserve com antecedência um restaurante para fazer a ceia de Natal (se o hotel já não oferecer no pacote ou se você não quiser passar o dia cozinhando onde você estiver). Digo isto, pois o único restaurante que estava aberto na cidade de Manteigas era o Vale do Zêzere. Ele faz parte de um Hotel e já não aceitava reservas para a véspera de Natal (isso porque era só para duas pessoas)!
Confesso que liguei no dia 23.12, então fui bem inocente. Mas se você se programar direitinho há várias opções, inclusive nos hotéis da região que oferecem grandes banquetes e você nem precisa estar hospedado por lá!
Como ficamos sem restaurante, a nossa véspera de Natal foi uma bela compra no supermercado. Fizemos a farofa no nosso hotel mesmo, que tinha um espacinho fofo para passarmos esta noite feliz, com lareira e tudo! Afinal, com queijo da Serra da Estrela e vinho, não tem como dar errado!
2. Outra dica importante: como estamos falando de lugar frio, então, leve roupas de frio e sapatos adequados para andar na neve. Ela é bem escorregadia e não queremos passar o ano novo com nenhuma parte do corpo quebrada, não é mesmo? Se você for com os pequenos, lá há espaços para alugar os brinquedos para andar na neve, então não tem que se preocupar.
3. Esta dica é para quem é mais aventureiro e curte umas trilhas na natureza: a região é um grande complexo natural e tem lindas trilhas não tão complicadas que são possíveis de serem feitas sem guia, mas somente com um mapinha Offline e MUITO cuidado! Como tivemos sorte com o clima que estava seco e sem neve, fizemos duas trilhas:
- Trilha da Lagoa Comprida – em direção ao Covão dos Conchos. Um lugar que parece que o mundo está acabando, mas na verdade é só um buraco que foi construído pelo homem para levar água para as cidades por perto. Mesmo assim, é lindo de ver e poder contemplar esta beleza!
A trilha tem o total de quase 10km e vale cada passinho, pois a paisagem é maravilhosa! Mesmo sendo uma trilha de dificuldade moderada, requer seus cuidados, pois tem algumas subidas e descidas molhadas e com pedras soltas. Mas nada de entrar em pânico, pois tinham pessoas de todas as idades andando por lá.
- A segunda trilha que fizemos foi a do Poço do Inferno, apesar do nome (que é da cachoeira), esta é uma trilha muito bonita e vale conhecer. Nem que for só o espaço onde a cachoeira fica, pois você irá encontrar algumas mesinhas para comer e contemplar a natureza.
Agora, se você quiser aventura, vale dizer que esta é considerada de dificuldade média, e por ser uma trilha circular, você começará em um lugar e terminará em outro. Sinceramente, com toda a minha inexperiência achei uma trilha difícil, comparada com a anterior, mas vale pela paisagem, paz e contato com a natureza, se quiser mais informações veja ali na plaquinha.
Esta trilha, fizemos no dia de Natal mesmo (25.12) e foi uma experiência bem diferentona, pois estava frio, silêncio e vazio…para recarregar as baterias é uma belezinha!
4. A dica que não poderia faltar é a visita do ponto mais alto da Serra da Estrela para ver a neve! Quando fomos, não tinha nevado tanto, então é sempre bom acompanhar o clima, para ver se você vai poder brincar na neve!
De qualquer forma, a paisagem lá do alto já vale a visita, pois é de tirar o fôlego!
O que eu achei da Serra da Estrela?
Acho que o Natal na Serra da Estrela é bem interessante para quem busca um pouco de tranquilidade e ter mais contato com a natureza. Pelo menos para mim foi assim e foi uma baita recarregada nas baterias! Agora, se você quer luzes, festa, e muita agitação no mood cidade grande, pode ser que o clima da região não seja muito para você. Mas calma! Se você está buscando outras opções dá uma olhada nesse post aqui!