Cake Funcional: uma pastelaria saudável em Matosinhos

Cake Funcional: uma pastelaria saudável em Matosinhos

Sabe aqueles dias em que você está morrendo por um doce, mas não quer ficar se sentindo culpado(a) por comer açúcar demais ou sair da dieta? É exatamente esse o dia em que você deve dar uma escapadinha até o Cake Funcional. Uma pastelaria artesanal e, o quanto possível, saudável.

Vou te contar tudo sobre esse lugar lindo, mas antes, deixa eu me apresentar. Eu sou a Katryn. Se você acompanha o Maracujá Roxo há um tempo, já deve ter lido meu nome no post da Camila sobre a tatuagem que ela fez. Nesse dia nos conhecemos pessoalmente, descobri um pouco dos bastidores do blog e fiquei com vontade de voltar a escrever. E agora cheguei para dividir um pouquinho dessa aventura louca que é morar longe de casa (a minha, no caso, era o Rio de Janeiro). Então vamos lá comigo na minha primeira missão!

Com vocês, o Cake Funcional

Desde que o Cake Funcional abriu em maio de 2019, eu passei meses namorando as fotos de cada gostosura no Instagram, tentando arrumar a desculpa perfeita para uma escapadinha da rotina e ir até Matosinhos, onde a pastelaria fica localizada próximo da beira da praia, na Av. Serpa Pinto, 560. É relativamente fácil chegar na pastelaria, sendo possível se deslocar até o local de metro, Linha A, ou de autocarro com a linha 500.

Como as fotos são todas lindas, minha expectativa era alta. E não fui decepcionada. Assim que abri a porta, fui invadida por um aroma delicioso de chocolate. Depois, me apaixonei por cada cantinho decorado do espaço. Principalmente pelo sofá rosa-choque encostado à uma parede de flores, cenário para aquela foto beeem blogueirinha (eu tirei a minha!). O Cake Funcional está aberto de segunda a sábado, das 12h às 19h, então se você for lá, não esquece da foto, viu? E aproveita e marca o @maracujaroxo para a gente poder ver também.

O melhor dos dois mundos: gostoso e saudável

Agora a melhor parte: o Cake Funcional surgiu para ser a sua pastelaria saudável. Conversei com a sua idealizadora, a paraense Cristiane Gomes, e ela me contou que a ideia era exatamente essa: ter um lugar em que pudesse comer um doce saboroso sem sair totalmente da dieta. Afinal, a gente tem que valorizar aquelas horinhas sofridas no ginásio.

Por isso, as receitas da pastelaria não levam açúcar refinado ou farinha de trigo. São usadas outras farinhas com alto valor nutritivo. Entre as bebidas, os refrigerantes estão proibidos. Até mesmo os açaís não são adoçados com o tradicional xarope de guaraná super doce. Mas se sentir falta de adoçar, pode adicionar um pouco de mel. E tem ainda algumas versões de receitas veganas e vegetarianas, como o brigadeiro vegan. Para os bolos veganos, os sabores são de cacau com brigadeiro de coco, laranja, frutos vermelhos e ananás (um parente do abacaxi).

Depois de toda essa pesquisa, difícil foi escolher o que provar. Entre os bolos, brownies, cookies e panquecas, optei por uma taça de frutos vermelhos. Eu que sou viciada em sorvetes, escolhi o mais parecido. Uma taça que levava um creme branco (acho que era de coco), pedaços de bolo e frutos vermelhos. Era doce e gostosa, mas ao mesmo tempo não era enjoativa. Deixava até vontade de continuar experimentando mais…

Além dos bolos: almoço saudável

Diferente do que o nome sugere, nem só de bolos é feita a loja. O cardápio também oferece opções salgadas, como por exemplo quiches, tapiocas, empadas e pães de queijo. Entre 12h e 16h é servido o menu de almoço, que inclui prato, bebida e café. A cada dia, um prato diferente, que variam entre risotos, massas, panquecas, saladas e grelhados. Se for almoçar, não deixe de pegar seu cartão fidelidade. Assim você pode ganhar uma refeição gratuita, se for cliente fiel.

As opções do cardápio eram tantas que uma única visita não foi suficiente para mim. Voltei na hora do almoço para experimentar os pratos e, claro, uma sobremesa. Escolhi um risoto de cogumelo e alho francês (alho poró), acompanhado por uma limonada. Foi tudo preparado na hora. O prato chegou quentinho e saboroso.

Mas a minha experiência não poderia ser completa sem provar uma fatia de bolo, não é mesmo? Como não sou boba nem nada, escolhi logo o bolo vulcão, de cacau 100% com creme de coco. Sabe aquela primeira foto que provavelmente de deixou com água na boca? Era ele mesmo. Que por sinal, está aprovadíssimo. Doce sem ser exagerado.

Novidade: cardápio brunch no Cake Funcional

Enquanto escrevia esse post, descobri mais uma coisa boa para compartilhar. Para esse final de ano, a novidade é o lançamento do brunch, edição limitada de outono-inverno. Mas vai ser um brunch meio diferente, mais para o lanche da tarde. Esse menu especial já está disponível apenas às sextas e sábados, entre 16h30 e 18h30, ao preço de 15,90€. Como o espaço é pequeno, sugiro fazer sua reserva com antecedência. Pela foto da mesa, parece que vai ser maravilhoso! Pães artesanais, salgados, bolos, pães de queijo, frutas, iogurte, sumos naturais e muito mais…

Além da nossa opinião, você pode ver menu, mais fotos e outras opiniões aqui:

Cake Funcional Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Então já sabe, se for lá, não esquece de tirar a sua foto na parede de flores e marcar a gente!

Post a Comment

#FOLOW US ON INSTAGRAM