Como é a gestação na Holanda? O segundo trimestre
Seguindo com o nosso papo, agora vamos falar um pouco sobre a segunda parte da gestação. Normalmente é aqui que você vai resolver tudo o que precisa burocraticamente falando. Aqui na Holanda, é a temporada das resoluções e também de curtir também. Se você ainda não leu sobre os passos anteriores, clica aqui para ler sobre o 1º trimestre de uma gestação na Holanda.
2º trimestre (14ª a 27ª semana)
Quando você estiver saindo do 1º trimestre, já vai ter feito seu ultrassom e confirmado ou não sua gestação. Gestação confirmada, é hora de seguir com os próximos passos. É hora de comemorar. Chegou a fase em que você vai fazer alguns exames básicos e vai finalmente, traçar um planejamento de acompanhamento no seu pré-natal. É aqui, junto com suas midwives que você vai marcar as próximas consultas e conversar sobre todas as suas dúvidas. Elas vão te explicar bem direitinho como é o processo de gestação na Holanda e te dar algumas opções de escolha. É nessa fase que o famoso teste do NIPT (para identificar as trissomias das síndromes de Down, Edwards e Patau) é realizado, caso você queira, claro!
PS: o link é do informativo EM PORTUGUÊS! Somos as melhores, né?! HAHAHAHAH
O teste é pago por aqui, custa cerca de 175€, mas você pode obter o reembolso dependendo do seu seguro de saúde. Claro que tudo isso vai ser explicadinho e bem destacado por suas midwives. Você não é obrigada a fazer o teste do NIPT, mas se quiser, terá sempre uma boa explicação e amparo para tudo.
Também é no 2º trimestre que você vai fazer o seu segundo ultrassom. O ultrassom morfológico. É aquele onde todas as medidas do bebê são verificadas e você pode confirmar algumas coisas, como se o bebê tem ou não lábio leporino, tamanho do crânio, possibilidades de Síndrome de Down e por aí vai. Ele é solicitado lá pela 20ª semana (sempre pode ser um pouco antes ou um pouquinho depois). O mais comum por aqui é você parar no seu segundo ultrassom. Mas caso suas midwives achem que faltou alguma informação ou que você precisa de mais algum, assim será. Então você pode ou não fazer mais. Mas já é bom acostumar com a ideia de apenas 2 ultrassons, tá bem?
É no segundo trimestre que você vai ter algumas indicações de cursos para fazer e que você pode começar a pensar em encontrar uma Doula. Você sabe o que é uma Doula?
Vamos conversar mais sobre o tema, mas por enquanto o que você precisa saber é que, Doula é aquela mulher (eu ainda não conheci homens) que vai ser sua parceira na gestação mas principalmente, na hora do parto. Não é médica, enfermeira ou faz o parto (muito embora possa ter formação para tudo isso), ela é uma extensão de você, a extensão racional mas que te da colo e carinho.
Esse 2º trimestre tá recheado de tarefas, hein! Logo no começo você vai pesquisar sobre a Kraamzorg, que é uma enfermeira que vai te acompanhar no pós-parto durante um tempo máximo de 8 dias. Suas midwives vão te explicar direitinho, mas você já pode se antecipar aqui 🙂 A busca pela Kraamzorg é quase como a busca pelas midwives, a gente não nasceu aqui, não tem como saber qual é a melhor, mas pode receber indicações. Eu fui pesquisar no google mesmo e achei a De Baker, uma empresa que está super acostumada com expatriadas, o site é em holandês e em inglês, o que facilita muito a comunicação. Normalmente as kraamzorgs falam pouco inglês, mas esta empresa, por já estar acostumada, tem muitas profissionais que falam bem inglês. Você vai entrar em contato com elas para agendar uma visita informativa, onde vai receber todas as instruções e informações sobre o papel dela no seu pós-parto e ganhar o 1º caderninho de acompanhamento pós-parto.
Também é no 2º trimestre que a gente vai se deparando com os benefícios da gestação da Holanda. É o período das caixas… Sim, caixas! É hora de avisar o seu seguro que você está grávida e solicitar o seu Kraampakket (falo dele mais adiante). Você pode fazer isso logo no fim do 1º trimestre, mas também pode fazer no inicio do 2º.
Por aqui, existem muitas lojas e farmácias que te dão de presente caixas com itens para o seu bebê e para você. Você entra no site dessas lojas e se cadastra. Lá pela 3º trimestre é que você vai começar a receber essas caixinhas e/ou retirá-las nos locais. Vale super a pena, sabe por que? Você vai ganhar coisas que cogitava não comprar e vai receber um monte de descontos para comprar coisas que queria comprar. Não sei se deu para entender, HAHAHAHA. Eu me cadastrei em algumas lojas e escolhi apenas as que eu acreditava que seriam interessantes para mim.
A primeira caixa que eu recebi, foi logo no 1º trimestre. Foi uma maletinha de boas vindas que eu recebi da clínica de Midwives que eu faço o meu pré-natal. Achei tão fofa que sai exibindo ela na minha bike, toda feliz e serelepe pelas ruas da cidade. Achei tão bonitinha a ideia que super me empolguei para as próximas caixas que poderiam vir.
As próximas caixas foram aparecendo. Fiz o cadastro na Pré-Natal e recebi uma caixa MARA. Esperei chegar até a minha casa uma cartinha com a autorização para a retirada na loja. Veio tanta coisa bacana que eu nem me importo se são coisas que estavam ou não no meu planejamento. Fora os milhões de panfletos que vieram, eu recebi uma mamadeira de 60ml, um bico de recém nascido (lembrem, sem julgamentos!), um pacote de fraldas RN, um absorvente materno pós-parto, uma escovinha de dentes que também é mordedor, amostrinhas de pomadas e SIM, o item pelo qual eu esperei TANTO: duas latinhas de cerveja alcool free! Porque a gente merece enganar o nosso cérebro e com muito prazer, tá bem?! Mas eu tava com TANTA vontade que não fotografei 🙁 Fora duas Bavarias 0% álcool, eu recomendo muito! Não perdem em nada para as alcoólicas (juro, juro).
Outra loja que eu fiz o cadastro foi a Blokker. Na verdade eu já havia feito na Etos (tipo uma farmácia) mas eles entraram em parceria com a Blokker e a partir de 2019 você pede por lá. Você faz o cadastro na loja e pronto, espera receber o voucher com o código de barras para ir retirar na loja a sua Zwanger box (caixa da grávida). Minha caixa veio bem parecida com a da Pré-Natal, mas a diferença foi que ao invés de um pacote de fraldas veio apenas uma fralda, vieram pilhas (deve ser para recarregar as baterias da mãe quando precisar!), uma amostrinha de complexo vitamínico com 3 comprimidinhos, uma toalhinha de banho para o bebê e uma CIDRA alcool free! Aí, como eu amo esse país! HAHAHAHAH. Depois que o bebê nasce, você clica aqui e faz o cadastro para receber a Baby box!
Eu fiz o cadastro em outras lojas também, a Kruidvat, que recebo o kit depois do bebê nascer, por causa do cadastro na Pré-Natal eu ganhei da Nutricia um mimo (ganhei um bichinho de pelúcia),na Zeeman ganhei um body de algodão orgânico (pude escolher o tamanho), ganhei uma meinha de uma empresa parceira de alguma loja que eu já nem sei qual é, HAHAHAH e foi só! Esses mimos todos vão super te empolgar durante esse período. É gostoso e faz um bem danado! Esse é o segundo trimestre por aqui, se o primeiro foi pautado em espera, o segundo se transforma em uma espécie de portal para o grande encontro, digamos assim.
Mas agora, é hora de irmos para o próximo capítulo dessa jornada…