Atestado de Residência pela Junta de Freguesia: como fazer?
Normalmente você chega em um país novo e para retirar alguns documentos ou fazer cartões fica preso sem ter nenhum comprovante de moradia, certo? De repente você alugou um quarto ou apartamento e não tem nenhum contrato com o senhorio? Sente necessidade de ter algum documento oficial que comprove que você mora no endereço, para além do papel emitido pelo Serviço de Finanças ao fazer o NIF?Você está com razão e pode sim fazer um documento que te dê mais segurança quanto a isso! Continua lendo que a gente te explica direitinho!
No caso, pegarei como exemplo a Freguesia do Bonfim que é a minha freguesia. Freguesia nada mais é do que “bairro” e cada uma tem a sua Junta, que resolve alguns processos burocráticos para os residentes da área. Se você não sabe qual a freguesia em que mora ou qual o site da sua Junta de Freguesia (todas têm um), procure aqui ou se informe sobre o site e dê uma básica jogada no google “junta de freguesia do(a) X (bairro)” No caso da Freguesia do Bonfim, o site é esse.
Ao chegar lá, eu comuniquei que gostaria de fazer o Atestado de Residência e o senhor me perguntou para quais fins seriam, porque aqui eles têm a tradição de SEMPRE, nos documentos, especificar a que fim se destina. No meu caso, o fim foi para o SEF, para a retirada da Autorização de Residência Temporária. Depois que disse isso, o senhor me entregou esse formulário e um papel anexado com os documentos que precisaria levar quando fosse da próxima vez (abaixo).
Ou seja, para sintetizar, os documentos que você tem que levar são:
- cópia do passaporte
- cópia dos cartões de cidadão e de eleitores de DOIS residentes e “votantes” na freguesia
Como foi o procedimento para obter o seu atestado da Junta de Freguesia?
Como foi possível ver pela imagem, foi necessário que eu pegasse a assinatura de dois portugueses, cidadãos que morassem E VOTASSEM na região do Porto – porque burocracia nunca é demais. Isso foi o que me informaram, apesar de eu ter lido em vários cantos da internet e diferentes pessoas terem me dito que podiam ser de estabelecimentos comerciais, um residente e votante ou estabelecimento comercial ou alguma conta com o seu nome. Bom, o que aconteceu comigo foi: tive que encontrar duas pessoas que residissem e votassem na região do Bonfim. É extremamente importante que você se informe na sua Junta de Freguesia, uma vez que cada uma pode adotar padrões diferentes de procedimentos.
Após preencher o papel, ir com as cópias dos documentos e os boxes da segunda do formulário página assinados pelos 2 cidadãos, eu apresentei junto ao meu Passaporte, paguei a taxa de 3,50€ e 48h depois… Voilà! Documento em mãos 🙂
Serviços adicionais
A Junta de Freguesia também presta outros serviços como “Emissão de Atestados, declarações e certidões, termos de identidade e justificação administrativa, certificação de fotocópias e fotocópias simples; Licenciamento e registo de canídeos e gatídeos; Outros serviços prestados à comunidade, tais como Mercados e Balneários e Cedencia de Instalações”.
Tiago
Olá estou Aki em porto a pouco mais de um mes,já estou terminando uma experiência num café no qual ja vão me dar contrato de trabalho logo após,mais preciso de comprovante de morada mais ainda não tenho nada em meu nome Aki,moro com meus cunhados aki como tiro o comprovante?eles podem fazer uma declaração comprovando que eu moro com eles e anexar a morada pois preciso pra por no contrato de trabalho já tenho o número de contribuinte
Camila Aldrighi
Oi Tiago, tudo bem? Olha, acho que seria interessante você fazer o atestado de residência e pedir as assinaturas deles para isso, caso eles se enquadrem nisso que está no post. Se informa melhor na Junta de Freguesia da sua região. Esse atestado vai ser bem útil para você e você vai poder anexar para o seu contrato de trabalho. Desculpa a demora, mas estou em meio à dissertação de mestrado. Espero conseguir ainda ajudar. Beijinho!
Camilla
Olá, tenho carta enviada recentemente pela segurança social, vale como comprovante de morada? Ou só vale esse atestado de morada da freguesia?
Camila Aldrighi
Olá chará! Qualquer documento que você tenha que conste o seu endereço como entrega, é possível considerar um comprovante de morada, sim 🙂 Não precisa fazer o atestado de residência pela Junta. Beijinhos!
Rafael Vasconcelos
Oi Camila, tudo bem?
Estou na mesma situacão,Como eu não e preciso de duas testemunhas justamente na região do Bonfim!
Como eu não conheco ninguém na região, e se não for incomo pra você, você poderia me dar um help me direcionando pra pessoas que você conhece e poderiam ser minhas testemulhas?
Obrigado!
Camila Aldrighi
Olá Rafael, tudo sim e contigo? Sinto muito, mas não tenho mais o contato destas pessoas. O que eu te indicaria é que entrasse nos grupos de facebook que indiquei em um post aqui no blog (procura por isso na lupa) e perguntasse se alguém poderia te ajudar. Com certeza as pessoas devem te ajudar! Sinto muito não conseguir ajudar mais. Beijinho!
Luiza Dias
Boa tarde Camila! Estamos indo morar em Portugal a principio em um apartamento emprestado por 3 meses. Sabe me informar como faremos para obter o comprovante de morada? Agradeço se puder me orientar.
Camila Aldrighi
Olá Luiza, tudo bem? Realmente, vocês 1) esperam passar os 3 meses e fazem quando tiverem a residência de vocês; 2) vão atrás de pessoas que se enquadrem nessas características do atestado de residência e aí depois trocam e atualizam o endereço no que precisar; 3) pedem para algum português ou assim fazer uma declaração de próprio punho dizendo que você vive aqui e etc. Mais informações no post de autorização de residência. Abraço!
Soufiane Cheouati
Olá como vai você?
Eu sou novo no Porto. Foi muito difícil para mim, como estrangeiro, encontrar um aluguel aqui. Neste momento, é muito complicado conseguir um certificado de residência para o meu encontro com o SEF. Estou alugando um quarto sem contrato, não encontro duas pessoas para atestar que estou morando no meu endereço atual, porque ninguém pode confiar em alguém que ele não conhece! Estou confuso e não sei o que devo fazer.
Camila Aldrighi
Olá Soufiane, tudo bem e contigo? Olha, eu entendo total, porque também sou estrangeira aqui. Procure algum comerciante local ou tente falar com o seu senhorio, diga que é questão importante para você. Vá atrás de pessoas da sua faculdade ou assim, poste em grupos no Facebook. Infelizmente, são as únicas sugestões e foi como eu fiz para conseguir o meu atestado :/ Boa sorte, abraço!
Soufiane Cheouati
Olá Camilia,
Obrigado pela sua resposta, farei o meu melhor.
Pingback: Como foi o meu primeiro mês em Portugal? - Maracujá Roxo